Projetos Culturais de Música

Piraí, Acordando Sons, Musicando Cultura

Piraí, Acordando Sons, Musicando Cultura 04 07 14

Piraí, Acordando Sons, Musicando Cultura é um projeto musical, implantado e implementado pela Secretaria de Cultura do Município de Piraí, em parceria com os Governos Federal e Estadual, que visa a incentivar o aprendizado da música. Oferece espaço físico com toda infraestrutura, instrumentos musicais, professores e equipamentos necessários para iniciação musical gratuita, em cavaquinho, violão e pandeiro. Clique aqui para saber mais.


Orquestra de Violões de Piraí

Orquestra de Violões de Piraí1

Esta é a Orquestra de Violões de Piraí, com sua formação inicial, como extensão do projeto musical “Piraí Acordando Sons, Musicando Cultura”, da Secretaria de Cultura do Município de Piraí. Inspirada na formato de orquestra de câmara, na música barroca e nas canções brasileiras, ela fez sua primeira apresentação pública no dia treze de julho de 2013. Clique aqui para saber mais.


Orquestra de Pandeiros de Piraí

Pandeiros8

A Orquestra de Pandeiros de Piraí nasceu no projeto “Píraí, Acordando Sons, Musicando Cultura” da Prefeitura Municipal de Piraí no ano de 2016 com quatorze alunos do polo Jaqueira, todos matriculados na Escola E. M. Luiz Marinho Vidal, com faixa etária entre sete e treze anos. Alguns desses alunos inciaram-se no curso em 2015, outros em 2016, porém, todos estavam juntos no segundo semestre de 2016 e se motivaram para a apresentação de estreia da Orquestra de Pandeiros proposta para o dia 02 de dezembro de 2016, no Plenário da Câmara Municipal de Piraí, onde foi realizada com sucesso. Clique aqui para saber mais.



Projeto Multimusical

“A compreensão dos diversos instrumentos musicais, inclusive o canto, utilizados na formação de grupos e bandas é fascinante e necessário para o mundo contemporâneo.”

O “Projeto Multimusical” é o aprendizado de música por meio dos instrumentos característicos de grupos e bandas musicais populares, e do canto popular para execuções de canções populares da música popular brasileira dos mais diversos gêneros que a compõem, tais como, as serestas, os diversos tipos de sambas, o baião, as baladas românticas, pop-rock e outros. Saiba mais: clique aqui.


Sala do Violão – Ensino de Música

A Sala do Violão, inaugurada no dia 07 de abril de 2014 na cidade de Piraí – RJ, é uma instituição de ensino musical particular que oferece cursos de violão, guitarra, piano, teclado, bandolim, cavaquinho, contrabaixo, viola caipira e técnica vocal, além de aulas de teoria musical abrangendo os conceitos da leitura, harmonia, improvisação e composição. Para saber mais, clique aqui.


Escola de Música Online

Em 2002, comecei a elaborar um material didático organizado e adaptável juarez-barcellos-femupi-2016às necessidades e interesses dos meus alunos de violão. Comecei com manuscrito e em seguida passei a editá-lo em computador. Em 2012, iniciei o processo de transferência desse material para a internet, e passei a criar e postar novos conteúdos musicais, e também de temas diversificados, sempre com acesso livre. Atualmente, esse conteúdo recebe mil e duzentas visualizações por dia, aproximadamente, e foi visualizado mais de um milhão de vezes. Em consequência disso, criou-se uma escola de música virtual, e resolvi chamá-la de Escola de Música Online. Todo o material musical exposto nos menus de cabeçalho e rodapé fazem parte dela. Saiba mais, clique.
Anúncios