Piraí, Acordando Sons, Musicando Cultura

Piraí, Acordando Sons, Musicando Cultura 04 07 14

No ano de 2007, quando Luiz Inácio (Lula) era presidente do Brasil, Gilberto Gil era Ministro da Cultura, Luiz Fernando (Pezão) era Governador do Estado do Rio de Janeiro, e ainda, quando Arthur Henrique (Tutuca) era Prefeito de Piraí, Luiz Antônio era Vice-Prefeito e Nágila Maria era Secretária de cultura, Deus abençoou esse pequeno município da região sul-fluminense com o Projeto Musical “Piraí, Acordando Sons, Musicando Cultura”, que contribui muito para a boa formação de nossos jovens.  

Piraí, Acordando Sons, Musicando Cultura é um projeto musical, implantado e implementado pela Secretaria de Cultura do Município de Piraí, em parceria com os Governos Federal e Estadual, que visa a incentivar o aprendizado da música. Oferece espaço físico com toda infraestrutura, instrumentos musicais, professores e equipamentos necessários para iniciação musical gratuita, em cavaquinho, violão e pandeiro.

As aulas são semanais, na sede do município, no distrito de Arrozal e Santanésia, e também nos bairros Jaqueira, Varjão, Laranjeira, Rosa Machado e Cacaria; para alunos a partir dos nove anos de idade. 

O projeto foi iniciado do ano de 2007 com aulas de pandeiro e cavaquinho, tendo como professores os músicos Jorginho do Pandeiro e Jorge Filho, integrantes no renomado grupo de choro “Época de Ouro”.

Esses são os professores que atuam, ou atuaram, no projeto: Cláudio Cacau, Eco Stacato, Filipe Lang, Jorge Conrado, Jorge Filho, Jorginho do Pandeiro, Juarez Barcellos, Peterson, Rafael Esteves e Tiago Estevam.

Esses são os secretários de cultura do município desde a criação do projeto em 2007: Nágila Maria, Charles Barizon, Eco Stacato e Rogério Nunes.  


Criação do Piraí, Acordando Sons, Musicando CulturaO Projeto de Música “Piraí, Acordando Sons, Musicando Cultura” é a soma de ações de gestores públicos comprometidos com uma política cultural compartilhada, que abre espaço para a formação musical, valorização da autoestima e para a inclusão sócio-cultural.

O Projeto implantado e implementado pela Prefeitura Municipal de Piraí, através da Secretaria de Cultura, firma e concretiza sua visão popular de cultura, oferecendo o espaço físico, adquirindo os instrumentos (pandeiros e cavaquinhos) e os equipamentos necessários para a iniciação musical, através de aulas semanais, inicialmente, de cavaquinho e pandeiro, com pólos em Piraí e Arrozal, atendendo a um público de jovens, a partir de 12 anos e adultos, dos diversos bairros e distritos do município.

A soma de parceria se faz com o Governo Federal, através do Programa do MINC, CULTURA VIVA, PONTO DE CULTURA com a contratação de um professor de pandeiro e, conta ainda, com o Governo do Estado do Rio de Janeiro, que sela sua parceria, através do Programa MPBE (Música Popular Brasileira na Escola), cedendo um professor para administrar as aulas de cavaquinho.

Com esta visão e sentimento necessários e possíveis para o despertar da musicalidade, com qualidade, haja vista, o valor musical dos professores, integrantes do conjunto ÉPOCA DE OURO, o projeto nasce acreditando e apostando que acordando sons, incentivando talentos, musicando cultura se constrói o palco e os atores da cultura local.

Arthur Henrique Gonçalves Ferreira – Prefeito Municipal (no ano de 2007)


“Piraí, Acordando Sons, Musicando Cultura”  e “Orquestra de Violões de Piraí”: arquivo em pdf
Entrevista ao programa Plugue – TV Rio Sul – afiliada à TV Globo: assistir ao vídeo
Facebook: Fanpage: PiraiAcordandoSonsMusicandoCultura
Exercícios digitalizados – Prof. Juarez Barcellos – Polos: Varjão-Santanésia-Jaqueira-Piraí
Resultados obtidos nos polos Jaqueira e Santanésia no ano 2016 – Prof. Juarez Barcellos: relatório-projeto-2016 pdf
Anúncios

Comentários e perguntas - acrescente sua cidade e estado

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s