Orquestra de Violões de Piraí

Orquestra de Violões da Secretaria de Cultura do Município de Piraí/RJ
Orquestra de Violões de Piraí

Em treze de julho de 2013, na Agremiação Esportiva Piraiense. Juarez, Gracelino, Claudinho, Gustavo, Maria Eduarda, Mariana, Paulinho e Carlos Henrique.

Esta é a Orquestra de Violões de Piraí, com sua formação inicial, como extensão do projeto musical “Piraí Acordando Sons, Musicando Cultura”, da Secretaria de Cultura do Município de Piraí. Inspirada na formato de orquestra de câmara, na música barroca e nas canções brasileiras, ela fez sua primeira apresentação pública no dia treze de julho de 2013, na Agremiação Esportiva Piraiense. Os integrantes iniciais são Juarez, Gracelino, Claudinho, Gustavo, Maria Eduarda, Mariana, Paulinho e Carlos Henrique, com direção de Juarez Barcellos, pela Secretaria Municipal de Cultura de Piraí, tendo Charles Barizon como secretário.

O repertório é composto por: Eu Sei Que Vou Te Amar (Tom Jobim e Vinícius de Moraes), Ode To Joy (L. V. Beethoven), O Cio da Terra (Chico Buarque e Milton Nascimento), Tocando em Frente (Almir Sater e Renato Teixeira),  O Trenzinho do Caipira (Heitor Villa Lobos), Hino de Piraí (Dr. Luiz Antônio Garcia da Silveira), Luar do Sertão (João Pernambuco), Hino Nacional Brasileiro (letra de Joaquim Osório Duque Estrada e música de Francisco Manuel da Silva). 

Orquestra de Violões de Piraí1

Novembro de 2014, no pátio da Secretaria Cultura. Juarez, Mariana, Vanda, Gustavo, Claudinho, Frederick, Juliana, Leonan, Gracelino, Paulinho, Carlos, João, Nayara, André e Yago.

O projeto “Piraí, Acordando Sons, Musicando Cultura” pode ser um meio de incentivar os alunos a se esforçarem ainda mais. Piraí será um dos primeiros municípios da região a conceber uma Orquestra de Violões. O lançamento acontecerá no dia 20 de outubro, às 16h, no palco da Praça da Prefeitura do 12º Piraí Fest. Ao todo, 12 alunos do projeto de música “Piraí: Acordando Sons, Musicando Cultura” participarão da apresentação de estréia e farão a composição da orquestra.

O projeto de música da Secretaria Municipal de Cultura existe há sete anos e agora passa a contar com mais um mecanismo de incentivo aos alunos. De acordo com o idealizador da orquestra, o professor Juarez Barcellos, há tempos a ideia já estava sendo discutida. “A idéia da orquestra surgiu há bastante tempo, em 2005, mas só agora passamos a contar com o espaço e incentivo para executá-lo”, contou o professor.

orquestra-de-violoes-de-pirai-pirai-fest-2016

Em 14 de outubro de 2016, na abertura do Piraí Fest. Juarez Barcellos, Valdeci, Gustavo Costa, Frederick Gregório, Juliana Paiva, Carlos Henrique e Paulo Roberto.

Ainda segundo Juarez, os alunos do projeto de música que se mostrarem dispostos a participar da orquestra serão escolhidos. “Na escolha dos 12 primeiros integrantes buscamos avaliar a disponibilidade, o comprometimento e o talento. Outros alunos que preencherem esses requisitos também terão a oportunidade de participar da orquestra”, destacou o idealizador do projeto, que também estará na orquestra.

Para o coordenador do projeto “Piraí: Acordando Sons, Musicando Cultura”, Rodrigo Ciroco, a orquestra pode ser um meio de incentivar os alunos a se esforçarem ainda mais. “A orquestra irá atribuir uma importância maior ao projeto, pois dará um rumo aos alunos, uma meta a ser cumprida que é ser um dos integrantes da mesma”, comentou Rodrigo. (Piraí – comunicação, 2013)

O TRENZINHO DO CAIPIRA – VILLA LOBOS – Ensaio gravado na Casa de Cultura de Piraí
HINO À ALEGRIA – BEETHOVEN – Piraí Fest 2013

Galeria de fotos da Orquestra de Violões de Piraí

Clique em alguma imagem para visualização em slides.

Obs.: A maioria destas fotos foram publicadas em páginas da prefeitura de Piraí/RJ. Para saber mais sobre o uso destas imagens, clique aqui.

 

Anúncios