Aulas

  1. Nomenclatura dos dedos e posicionamento das mãos para violão
  2. Iniciação ao violão com acordes cifrados
  3. Iniciação ao violão com partituras
  4. Notas naturais na pauta e no violão
  5. Claves musicais e armaduras de claves
  6. Fórmulas de compassos e figuras de valores musicais
  7. Pauta musical, pentagrama
  8. Arpejos dedilhados para violão
  9. Arpejos melódicos com 7M para guitarra e violão
  10. Arpejos melódicos com 7 para guitarra e violão
  11. Arpejo sobre a “Ave Maria” de Schuber
  12. Dicionário de acordes para violão
  13. Dicionário de acordes para cavaquinho
  14. Dicionário de acordes para contrabaixo
  15. Dicionário de acordes para teclados
  16. Escala Diatônica, diagramas para guitarra e violão
  17. Escala Pentatônica, diagramas para guitarra e violão
  18. Escala Pentablues, diagramas para guitarra e violão
  19. Escala Menor Harmônica, diagramas para guitarra e violão
  20. Escala Menor Melódica, diagramas para guitarra e violão
  21. O Cio da Terra – estudo para pandeiro
  22. Tico-Tico no Fubá e Zequinha de Abreu
  23. O uso da palheta em instrumentos de cordas
  24. Como descrever os valores das figuras nos compassos compostos
  25. A unidade de tempo não representa o andamento
  26. As notas graves e agudas no canto – a voz humana: pressão, articulação e vibração
  27. Teoria musical – curso amplo (em slides)
  28. Teoria da harmonia – resumida (em slides)
  29. Os sons
  30. Notas musicais
  31. Escalas musicais
  32. A formação das escalas explicada pelo método do relógio tonal
  33. Intervalos e acordes
  34. Acordes Dominantes
  35. Campo Harmônico – escalas harmonizadas
  36. Funções de Acordes
  37. Cifragem de acordes
  38. Textura Musical
  39. Como usar os acordes
  40. História da harmonia
  41. O violonista popular e o erudito
  42. Como tocar de ouvido os instrumentos
  43. Introdução em análise harmônica
  44. Os modos gregos no estudo da improvisação com guitarra
  45. Como dar aulas de iniciação musical ao violão para crianças
A música na visão de Sócrates (Platão, A República)
  1. O caráter do canto e da melodia na análise de Sócrates
  2. A educação fundamentada na música e na ginástica na visão de Sócrates
  3. A educação pela música na visão de Sócrates – análise de canto, melodia, harmonia e ritmo
  4. A educação pela música na visão de Sócrates – análise dos discursos poéticos
  5. O cuidado com a música na educação da criança e do jovem para gerar pessoas honradas capazes de descobrir por si só as regras do bem viver
  6. O Ethos na música, a influência no caráter

Videoaulas

13 aulas em slides

Exercícios em pdf

 Licença Creative Commons JuarezBarcellos.WordPress.com de Juarez Barcellos de Paula, licenciado sob uma licença CreativeCommonsAtribuiçãoNãoComercialCompartilhaIgual3.0NãoAdaptada.

Anúncios

37 opiniões sobre “Aulas

  1. AS ESCALAS DIATÔNICAS E PENTATÔNICAS, POR EXEMPLO: “DÓ MAIOR” É RELATIVA DE “LÁ MENOR”. EU POSSO USAR ENTÃO ESSAS ESCALAS (C E Am) PARA SOLAR EM MÚSICAS COM TONS DE “DÓ MAIOR” E “LÁ MENOR” ?

  2. Ola Juarez,
    para suprir a escola de musica de meu irmão, peguei uma aula para criança (7 anos) pois o professor dele mudou-se para o exterior… estou a muito tempo sem praticar violão e, tudo que não é exercitado, atrofia. Aprendi violão (acho que aprendi, pois ainda não sei muita coisa) de forma quase empirica (desde pequeno, vendo tios e amigos tocando) e agora estou com 52 anos. Estou tendo dificuldades, já que peguei o “bonde” andando mas, acredito que começaram errado com o menino, embora eu sinta que ele tenha talento. Bem… vamos ao assunto direto. Gostaria que voce (com sua experiencia na área muitissimo superior a minha) me desse uma orientação sobre com introduzir os conteudos para um aluno de 7 anos e quais conteudos iniciais, de forma a prepara-lo para um estudo mais avançado no futuro (um professor mais competente)…. desde já agradeço a atenção. A propósito, a sua pagina é excelente e já está nos meus favoritos…. (Isaac Barbosa de Sousa)

    • Olá Isaac.

      1º Você pode trabalhar com notas naturais na primeira, segunda e terceira cordas, flexionando os dedos indicador e médio da mão direita alternadamente. Assim ele aprenderá as notas sol e lá na terceira corda; si, dó e ré na segunda corda; mi, fá, sol e lá na primeira corda (sol – lá – si – dó – ré – mi – fá – sol – lá). Com esse grupo de notas naturais é possível tocar muitas melodias, o que dará ao aluno motivação para continuar estudando.

      2º Pode também ensinar arpejos dedilhados simples (ex.: p i m a // p i m a m i) em acordes fáceis como Em, A7, D7, etc.. Pode utilizar a palheta deixando os dedilhados para o futuro.

      3º Como exercício de teoria musical, imagens de figuras musicais para colorir ou copiar, com seus nomes escritos, são boas opções para essa faixa etária.

      Obs.: com essa idade é preciso ter muita paciência, e além disso, ter alguém da família acompanhando as aulas é muito importante.
      A partir desses três princípios básicos você poderá fazer variações ampliando muito o leque de material didático. Desejo sucesso para você e seus alunos, se precisar estarei aqui.

      Muito obrigado por sua participação, espero ter te ajudado.
      Um forte abraço!

  3. Gostei demais deste site, gosto demais de bossa nova e MPB, o que pode me dizer para aprender mais sobre isto e quais cantores escultar para aprender? e gostaria de saber o que é musica Erudita?
    Deus abencoe e tudo de bom e bonito.

  4. Grande Juarez! Como estão as coisas por aí? Quanto tempo! Parabéns pelo excelente site e também pelo conteúdo!
    É muito bom encontrar todo esse material online.
    Estou querendo entrar em contato contigo, qual é o seu e-mail?
    Aguardo a sua resposta,

    Abraço,

  5. VOCÊ É UM EXEMPLO DE VIDA POR COMPARTILHAR ALGO DE QUE É DE INTERESSE DE QUEM ESTA APRENDENDO E QUER APRENDER MAIS, PARABÉNS, QUE DEUS LHE ABENÇOE. OBRIGADO!

  6. Professor, gostaria de saber se há exercícios para melhorarmos na parte de harmonia no violão ou somente melhoraremos se buscarmos tirar as músicas difíceis e executá-las bastante para assim memorizamos o áudio e o desenho dos acordes dissonantes. Há alguma sugestão?

  7. Ola Juarez tudo bem?
    Aqui no site tinha uma pesquisa falando sobre os videos, eai que dia vai acontecer as aulas com video?

    Obrigado e desde ja agradeços.

  8. Quero manifestar minha gratidão e admiração pela excelência na sua didática e gigantesca contribuição com os estudante de música. O seu legado ainda dará muitos resultados para outras gerações. Obrigado, pois tenho crescido com a a gama de informações que você oferece à todos que tem auto-disciplina e perseverança no estudo do violão ou da guitarra. OBRIGADO MESMO!!!

  9. Olá, estou aprendendo violão, na verdade tentando aprender em casa sozinha e até que está começando a dar resultado. Eu tenho uma dificuldade enorme em fazer pestanas, muito difícil de sair e isso quando sai. Você poderia dar alguma dica? Já pesquisei sobre mas até agora nada eficaz, eu agradeço muito se conseguir me ajudar com isso, e agradeço pelo aplicativo que me ajuda muito também 🙂

    • Olá, Letícia.
      Seria ver ver, por foto ou vídeo, como você está fazendo, todavia, vou escrever duas dicas:
      1ª Comece com pestanas de apenas três cordas;
      2ª Faça pestanas de cinco e seis cordas.
      Espero que te ajude.

Comentários e perguntas - acrescente sua cidade e estado

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s