Aulas

  1. Nomenclatura dos dedos e posicionamento das mãos para violão
  2. Iniciação ao violão com acordes cifrados
  3. Iniciação ao violão com partituras
  4. Notas naturais na pauta e no braço do violão
  5. Claves musicais e armaduras de claves
  6. Fórmulas de compassos e figuras de valores musicais
  7. Pauta musical, pentagrama
  8. Arpejos dedilhados para violão
  9. Arpejos melódicos com 7M para guitarra e violão
  10. Arpejos melódicos com 7 para guitarra e violão
  11. Arpejo sobre a “Ave Maria” de Schuber
  12. Dicionário de acordes para violão
  13. Dicionário de acordes para cavaquinho
  14. Dicionário de acordes para contrabaixo
  15. Dicionário de acordes para teclados
  16. Escala Diatônica, diagramas para guitarra e violão – doze aulas e um pdf
  17. Escala Pentatônica, diagramas para guitarra e violão
  18. Escala Pentablues, diagramas para guitarra e violão
  19. Escala Menor Harmônica, diagramas para guitarra e violão
  20. Escala Menor Melódica, diagramas para guitarra e violão
  21. O Cio da Terra – estudo para pandeiro
  22. Tico-Tico no Fubá e Zequinha de Abreu
  23. O uso da palheta em instrumentos de cordas
  24. Como descrever os valores das figuras nos compassos compostos
  25. A unidade de tempo não representa o andamento
  26. As notas graves e agudas no canto – a voz humana: pressão, articulação e vibração
  27. Teoria musical – curso amplo (em slides)
  28. Teoria da harmonia – resumida (em slides)
  29. Os sons: qualidades, propriedades e características.
  30. Notas musicais
  31. Escalas musicais
  32. A alteração da escala menor harmônica
  33. Qual o significado de Escala Diatônica?
  34. A formação das escalas explicada pelo método do relógio tonal
  35. Intervalos e acordes
  36. Acordes Dominantes
  37. Campo Harmônico – escalas harmonizadas
  38. Funções de Acordes
  39. Cifragem de acordes
  40. Textura Musical
  41. Baixo Contínuo
  42. Acordes, resolução e preparação em harmonia
  43. História da harmonia
  44. Violonistas eruditos e de cifras
  45. Como tocar de ouvido os instrumentos
  46. Introdução em análise harmônica
  47. Os modos gregos no estudo da improvisação com guitarra
  48. Como dar aulas de iniciação musical ao violão para crianças
  49. Integração digital no ensino da música – A importância da avaliação da funcionalidade e conteúdo de softwares, aplicativos, portais, sites, blogs, etc.
  50. A pluralidade cultural no ensino da música
  51. Tecnologias de informação e comunicação (TICs) na Educação Musical
  52. A linguagem musical hoje e a necessidade de o Professor de Música dominá-la
  53. O caráter do canto e da melodia na análise de Sócrates
  54. A educação fundamentada na música e na ginástica na visão de Sócrates
  55. A educação pela música na visão de Sócrates – análise de canto, melodia, harmonia e ritmo
  56. A educação pela música na visão de Sócrates – análise dos discursos poéticos
  57. O cuidado com a música na educação da criança e do jovem para gerar pessoas honradas capazes de descobrir por si só as regras do bem viver
  58. O Ethos na música, a influência no caráter
  59. Dalcroze, Kodály e Willems – quadro comparativo
  60. Plano de aula – sequência didática – pedagogia musical de Dalkroze, Kodály e Willems para o 1º ano da educação infantil
  61. Zona de Desenvolvimento Proximal: um conceito fundamental para a prática pedagógica
  62. Behaviorismo, Psicanálise, Humanismo e Gestalt na aprendizagem/educação em síntese
  63. Como viver de música
  64. Andrés Segóvia – um marco na história do violão
  65. Dilermando Reis – uma vida dedicada ao violão
  66. Grandes pandeiristas brasileiros
  67. O que é Curso Livre – Secretaria de Educação do Estado de São Paulo e Lei Federal nº 9.394/96

Videoaulas

13 aulas em slides

 Licença Creative Commons JuarezBarcellos.WordPress.com de Juarez Barcellos de Paula, licenciado sob uma licença CreativeCommonsAtribuiçãoNãoComercialCompartilhaIgual3.0NãoAdaptada.

Anúncios

37 opiniões sobre “Aulas

  1. AS ESCALAS DIATÔNICAS E PENTATÔNICAS, POR EXEMPLO: “DÓ MAIOR” É RELATIVA DE “LÁ MENOR”. EU POSSO USAR ENTÃO ESSAS ESCALAS (C E Am) PARA SOLAR EM MÚSICAS COM TONS DE “DÓ MAIOR” E “LÁ MENOR” ?

  2. Ola Juarez,
    para suprir a escola de musica de meu irmão, peguei uma aula para criança (7 anos) pois o professor dele mudou-se para o exterior… estou a muito tempo sem praticar violão e, tudo que não é exercitado, atrofia. Aprendi violão (acho que aprendi, pois ainda não sei muita coisa) de forma quase empirica (desde pequeno, vendo tios e amigos tocando) e agora estou com 52 anos. Estou tendo dificuldades, já que peguei o “bonde” andando mas, acredito que começaram errado com o menino, embora eu sinta que ele tenha talento. Bem… vamos ao assunto direto. Gostaria que voce (com sua experiencia na área muitissimo superior a minha) me desse uma orientação sobre com introduzir os conteudos para um aluno de 7 anos e quais conteudos iniciais, de forma a prepara-lo para um estudo mais avançado no futuro (um professor mais competente)…. desde já agradeço a atenção. A propósito, a sua pagina é excelente e já está nos meus favoritos…. (Isaac Barbosa de Sousa)

    • Olá Isaac.

      1º Você pode trabalhar com notas naturais na primeira, segunda e terceira cordas, flexionando os dedos indicador e médio da mão direita alternadamente. Assim ele aprenderá as notas sol e lá na terceira corda; si, dó e ré na segunda corda; mi, fá, sol e lá na primeira corda (sol – lá – si – dó – ré – mi – fá – sol – lá). Com esse grupo de notas naturais é possível tocar muitas melodias, o que dará ao aluno motivação para continuar estudando.

      2º Pode também ensinar arpejos dedilhados simples (ex.: p i m a // p i m a m i) em acordes fáceis como Em, A7, D7, etc.. Pode utilizar a palheta deixando os dedilhados para o futuro.

      3º Como exercício de teoria musical, imagens de figuras musicais para colorir ou copiar, com seus nomes escritos, são boas opções para essa faixa etária.

      Obs.: com essa idade é preciso ter muita paciência, e além disso, ter alguém da família acompanhando as aulas é muito importante.
      A partir desses três princípios básicos você poderá fazer variações ampliando muito o leque de material didático. Desejo sucesso para você e seus alunos, se precisar estarei aqui.

      Muito obrigado por sua participação, espero ter te ajudado.
      Um forte abraço!

  3. Gostei demais deste site, gosto demais de bossa nova e MPB, o que pode me dizer para aprender mais sobre isto e quais cantores escultar para aprender? e gostaria de saber o que é musica Erudita?
    Deus abencoe e tudo de bom e bonito.

    • Obrigado, Alan.
      Existe um leque muito amplo de ritmos representando a MPB, a própria Bossa Nova está inserida, portanto, existem muitos nomes a serem citados. Vou citar alguns, resumidamente, apenas como exemplos:
      João Gilberto é a essência da Bossa Nova.
      Tom Jobim aproximou a Bossa Nova, como música popular, da música erudita.
      Sobre a música erudita, entende-se que é aquela mais voltada para a leitura de partituras, tal como a obra de Villa Lobos. Veja: https://juarezbarcellos.wordpress.com/2013/08/03/o-violonista-erudito-e-o-popular/
      Espero que tenha ajudado um pouco.

      • Ola Juarez atendeu sim as minhas expectativas e me deu mais curiosidade de conhecer este lado do violão clássico.
        Obrigado pela atenção.

  4. Grande Juarez! Como estão as coisas por aí? Quanto tempo! Parabéns pelo excelente site e também pelo conteúdo!
    É muito bom encontrar todo esse material online.
    Estou querendo entrar em contato contigo, qual é o seu e-mail?
    Aguardo a sua resposta,

    Abraço,

  5. VOCÊ É UM EXEMPLO DE VIDA POR COMPARTILHAR ALGO DE QUE É DE INTERESSE DE QUEM ESTA APRENDENDO E QUER APRENDER MAIS, PARABÉNS, QUE DEUS LHE ABENÇOE. OBRIGADO!

  6. Professor, gostaria de saber se há exercícios para melhorarmos na parte de harmonia no violão ou somente melhoraremos se buscarmos tirar as músicas difíceis e executá-las bastante para assim memorizamos o áudio e o desenho dos acordes dissonantes. Há alguma sugestão?

  7. Ola Juarez tudo bem?
    Aqui no site tinha uma pesquisa falando sobre os videos, eai que dia vai acontecer as aulas com video?

    Obrigado e desde ja agradeços.

  8. Quero manifestar minha gratidão e admiração pela excelência na sua didática e gigantesca contribuição com os estudante de música. O seu legado ainda dará muitos resultados para outras gerações. Obrigado, pois tenho crescido com a a gama de informações que você oferece à todos que tem auto-disciplina e perseverança no estudo do violão ou da guitarra. OBRIGADO MESMO!!!

  9. Olá, estou aprendendo violão, na verdade tentando aprender em casa sozinha e até que está começando a dar resultado. Eu tenho uma dificuldade enorme em fazer pestanas, muito difícil de sair e isso quando sai. Você poderia dar alguma dica? Já pesquisei sobre mas até agora nada eficaz, eu agradeço muito se conseguir me ajudar com isso, e agradeço pelo aplicativo que me ajuda muito também 🙂

    • Olá, Letícia.
      Seria ver ver, por foto ou vídeo, como você está fazendo, todavia, vou escrever duas dicas:
      1ª Comece com pestanas de apenas três cordas;
      2ª Faça pestanas de cinco e seis cordas.
      Espero que te ajude.

Comentários e perguntas - acrescente sua cidade e estado

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.