As notas graves e agudas no canto – a voz humana: pressão, articulação e vibração

Introdução

A qualidade e as propriedades da voz humana são resultantes de um amplo e complexo conjunto natural de fatores. Entretanto, este artigo trata resumidamente da mecânica que envolve a laringe quando a pressão do ar enviado pelos pulmões passa por ela gerando as vibrações das pregas vocais no processo de produção de frequências baixas e altas correspondentes às notas graves e agudas.

Objetivo

O objetivo é proporcionar àqueles estudantes da arte de cantar, que se dedicam objetivamente à prática, um conhecimento mínimo sobre esse amplo, complexo e sensível sistema que envolve a produção da voz humana. Para que tomem os cuidados necessários para a boa manutenção de todo o sistema, inclusive psicológico. De forma geral, orientar aos alunos que não receberam informações, ou que as receberam distorcidamente, e ainda, aos cantores e cantoras que se guiam unicamente pelo talento e pela intuição.

A produção do som

Cada frequência da voz tem sua posição na laringe estabelecida por meio da ação da musculatura intrínseca da laringe, que é responsável pela resistência do ligamento vocal na modulação da frequência. Isso ocorre sobre a pressão do ar que é enviado pelos pulmões. Em outras palavras, a vibração que produz este som realiza-se pela mecânica resultante da tensão muscular e pressão do ar equilibradas, sob o comando de um arco estimulado por controle periférico.

A laringe

A perfeita movimentação dos músculos da laringe se refletirá no resultado produzido nas pregas vocais. Portanto, a saúde da laringe é fundamental para o perfeito funcionamento desse sistema, bem como, a de todos os demais sistemas integrados a ele. A laringe é responsável por parar o fluxo de ar durante a deglutição impedindo que líquidos e alimentos entrem na via respiratório, ela é um canal de ar respiratório e, além disso, possui função vocalizadora.

A prega vocal

A prega vocal constitui-se do músculo vocal e da mucosa vocal. As pregas vocais, comumente chamadas de cordas vocais, possuem mobilidade e elasticidade capazes de gerar vibração com o fluxo de ar enviado pelos pulmões. Elas esticam ou relaxam pela ação de músculos adequados e atuam integradamente com articuladores, como lábios, língua, palato etc., permitindo a emissão de sons e palavras. As cordas vocais atuam como válvulas de ar.

A glote

É simplesmente a abertura entre as duas pregas vocais que são localizam em cada lado da parede interna da laringe, reguladora do fluxo de ar.

A produção de notas agudas

A produção de notas agudas se dá com um aumento da tensão das “cordas vocais” através da ação muscular, pela aproximação das cartilagens. Elas são alcançadas por diminuição do diâmetro faríngeo sob ação dos músculos constritores, também pela subida da laringe, e ainda, por alongamento das cordas vocais. As notas agudas são produzidas em alta frequência de vibrações nas pregas, elas são as notas altas.

A produção de notas graves

Para a obtenção das notas graves é necessário o encurtamento das pregas vocais, isso ocorre pela ação de um músculo extrínseco. As notas graves, ou baixas, são produzida em baixa frequência de vibrações nas pregas.

Conclusão

A pressão que o ar enviado pelos pulmões exerce na laringe, as articulações musculares e as vibrações nas pregas vocais, são os fatores que estão diretamente ligados à emissão das notas baixas e altas. O equilíbrio entre os fatores pressão, articulação e vibração, exige cuidados específicos e práticas adequadas.

REFERÊNCIAS

Emissão Vocal, Especialização em Canto, Suzana Vale, 2011

Falsas Cordas Vocais e as Cordas Verdadeiras, Júlio Doin Vieira, Revista Científica – Arquivos Catarinenses de Medicina.

Laringe, Márcio A. Cardoso e Ezequiel Rubinstein,  depto.icb.ufmg.br/dmor/anatmed/laringe.htm – em 14/01/2017

Anúncios

Comentários e perguntas - acrescente sua cidade e estado

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s