Mini dicionário de acordes para teclados

Acordes maiores e menores para execução com ambas as mãos

Os acordes a seguir são formados por três notas (tríades),essas três notas podem ser tocadas pela pelas duas mãos, isso proporcionará dobragem das notas, então teremos seis notas em pares distanciadas em oitavas, o que não muda o fato de serem tríades, porque as notas em oitavas são as mesmas, o que muda é a altura entre elas, mais agudas ou mais graves. Se fossemos analisar a diferença das oitavas utilizando medição em Hertz, poderíamos dizer que em relação a uma nota com frequência X (qualquer nota), uma oitava abaixo tem metade de sua frequência, e ainda, que oitava acima tem o dobro de sua frequência. veja mais detalhes nas seguintes aulas: Notas musicais (link) e O som (link).

São doze acordes maiores e doze menores, e a diferença entre maiores e menores está em uma nota apenas. Em termos visuais é fácil observar que a diferença está na segunda nota da estrutura do acorde (a nota do meio), porém, analisando a formação dos acordes, entendemos que é um intervalos é a terça. Entenda melhor em: Intervalos (link). Por exemplo, a diferença entre dó maior e dó menor é que o primeiro tem as notas dó, mi e sol, e o segundo tem as notas dó, mib e sol. Então o que os difere é a nota do meio, ou seja, a segunda nota visual mi e mib, que é chamada de terça, parque na formação do acorde há uma nota intermediária que não é usada, que é a nota ré. Em ordem escalar temos: dó ré mi fá sol, porém, somente dó, mi e sol são usadas para formar o acorde, segundo a regra de harmonia.

Licença Creative CommonsJuarezBarcellos.WordPress.com de Juarez Barcellos de Paula, licenciado sob uma licença CreativeCommonsAtribuiçãoNãoComercialCompartilhaIgual3.0NãoAdaptada.

Anúncios

4 opiniões sobre “Mini dicionário de acordes para teclados

  1. Caro JUAREZ BARCELLOS
    Na internet temos um leque de opções
    Para estudos. A gente se agrada de certas metodologias, e de outras nem tanto. Em se tratatando do mestre Juarez, é impossível eu deixar de visitar este site, pela riqueza de detalhes, pela dedicação e respeito que vc tem pelo próximo, como também pela sua grande sapiência na arte da música.
    Parabéns, professor!
    Bom trabalho, e fique com Deus.

Comentários e perguntas - acrescente sua cidade e estado

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s