Filósofos Pré-Socráticos

Dados biográficos básicos sobre quinze grandes pensadores que viveram um pouco antes, ou no tempo de Sócrates.

1. Tales de Mileto 625/4 – 558 A.C.

Natural da Jônia, Ásia Menor, de descendência Fenícia. Considerado o primeiro físico grego, buscava informação sobre a natureza em geral, tendo a água como princípio. Não se sabe se escreveu algum livro. Sua fonte de informação se dá por doxografias (Aristótoles, “Metafísica”, I, e “Da Alma”, e Simplício, “Física”.

2. Anaximandro de Mileto 610-547 A.C

Sucessor e discípulo de Tales. Suas áreas de atuação foram: geometria, matemática, astronomia e política. A fonte de informação sobre ele se dá por relatos da existência de fraguimentos de um livro chamado “Sobre A Natureza” de sua autoria, além de, doxografias (Aristóteles, “Física”, III, Aristótoles, “Meteorologia”, II, e Simplício, “Física”)

3. Anaxímenes de Mileto 585-528/5 A.C.

Discípulo e continuador de Anaximandro. Dedicou-se à meteorologia e foi o primeiro a afirmar que a lua recebe sua luz do sol. Escreveu uma obra em prosa, “Sobre a Natureza”.

4. Pitágoras de Samos 580/78-497/6 A.C.

Nasceu em Samos, mas pelo ano 540 A.C. foi para a Magna Grécia (sul da Itália). Não deixou nada escrito, entretanto, fundou em Crotona uma associação filosófica e religiosa, de doutrinas secretas, e com adeptos ativos na política. Eles provocaram uma revolta, Pitágoras teve que abandonar Crotona e se refugiar em Metaponto, onde morreu. Sua associação havia se estendido por Torento, Metaponto, Síbiris, Régio e Siracusa. O pitarogorismo exerceu profunda influência na filosofia grega. Posteriormente, Filonau e Arquitas, deram continuidade ao pitagorismo.

5. Xenófanes de Colofão 570-528 A.C.

Nasceu em Colofão, na Itália, porém, passou parte de sua vida na Silícia. Foi sábio, poeta e rapsodo (poeta e cantor popular que seguia de cidade em cidade). Escreveu em verso, em oposição aos filósofos de Mileto, que escreviam em prosa. Tornou-se famoso por atacar Hesíodo e Homero (poetas), e Tales, Pitágoras e Epimênides (Pensadores).

6. Heráclito de Éfeso 540-470 A.C.

Nasceu em Éfeso, cidade da Jônia, e era descendente do fundador da cidade. Desprezava a plebe, os antigos poetas, os filósofos de seu tempo e a religião. Escreveu um livro chamado “Sobre a Natureza”. Estabeleceu o ser permanente e a existência de lei universal e fixa regedora e fundamento de tudo – o Logos.

 7. Parmênides de Eléia 530-460 A.C.

Nasceu em Eléia, hoje chamada Vélia, na Itália, foi discípulo do pitagórico Aminías. Combateu a filosofia dos jônicos, com Zenão, em Atenas. Escreveu um poema filosófico, em verso: “Sobre a Natureza”.

8. Zenão de Eléia 504/5-? A.C.

Natural da Eléia, Itália, interveio na política, criando leis para a sua pátria. Foi prezo ao conspirar contra a tirania, foi torturado e morto por revelar seus comparsas. Escreveu, em prosa: “Discussões”, “Contra os Físicos”, “Sobre a Natureza”, e “Explicação Crítica de Empédocles”. Zenão defendeu o ser uno, contínuo e indivisível de seu mestre Parmanênides, contra o ser múltiplo, descontínuo e divisível dos pitagóricos. Desenvolveu argumentos complexos a respeito do movimento.

9. Melisso de Samos

Nasceu em Samos, ilha do Mar Egeu, foi filósofo e político grego importante. Derrotou os atenienses em 441 A.C. comandando ema esquadra. Escreveu um poema intitulado Sobre o Ser ou Sobre a Natureza. Era defensor de Parmênides, contra os pitagóricos e contra Empédocles.

10. Empédocles de Agrigento 490-435 A.C.

Natural da Colônia de Agrigento, na Silícia. Era um defensor da democracia, cientista, místico, alcmeônida, pitagórico e órfico. Escreveu dois poemas em jônico: “Sobre a Natureza” e “Purificações”. Atribuía-se possuir poderes mágicos. Ao princípio das coisas, atribui quatro elementos: fogo, terra, água e ar, substituindo a ideia perseguida pelos jônicos de princípio único. Misturava o ser imóvel de Parmênides com o ser em transformação de Heráclito. Considerava a influência do amor e do ódio como causas.

11. Filolau de Crotona

Pitagórico do sul da Itália, nascido em Crotona, em meados do século V A.C. Foi mestre de Demócrito e de Arquitas. Escreveu um livro sobre a doutrina pitagórica que influenciou muito o pensamento de Platão.

12. Arquitas de Tarento 400-365 A.C.

Pitagórico, discípulo de Filolau e amigo de Platão. Foi eleito governador de Tarento por sete vezes consecutivas. Dentre muitas obras perdidas que lhe são atribuídas, restam fragmentos de “Harmonia” e das “Diatribes”, ou Conversas, sobre matemática e música. “Os sons agudos se movem depressa, e os graves lentamente”.

13. Anaxágoras de Clazômenas 500-428 A.C.

Nasceu em Clazômenas, Jônia, Ásia Menor, e viveu aproximadamente trinta anos em Atenas, onde fundou a primeira escola filosófica. Foi discípulo de Péricles, dedicou-se à física, matemática, astronomia e a meteorologia. Para ele o sol era uma pedra incandescente, e não divindade, sendo acusado por isso em 431 A.C. Escreveu um livro “Sobre a Natureza”, do qual restam alguns fragmentos, e também, talvez, dois tratados, um sobre perspectiva, e outro, sobre a quadradura do círculo, além de livro de problemas.
Anaxágoras é considerado o filósofo pré-socrático que mais originou variedades de discussões e interpretações. Fundou uma escola também em Lâmpsaco, na Jônia, onde cunharam moedas com sua efígie e lhe fizeram epitáfios.

14. Leucipo de Mileto 500-430 A.C.

Nasceu em Mileto, ou Eléia, viveu na época dos sofistas, de Anaxágoras e de Sócrates. Leucipo foi considerado o criador da teoria dos átomos por Aristóteles. Ele foi autor de duas obras: “A Grande Ordem do Mundo” e “Sobre o Espírito”.

15. Demócrito de Abdera 460-370 A.C.

Discípulo de Leucipo e seu sucessor na Escola de Abdera, nasceu em Abdera, colônia Jônica da Trácia. Deixou aproximadamente noventa obras escritas, segundo Diógenes Laércio, restando apenas fragmentos de algumas, de conteúdo teórico e outras de conteúdo moral. É considerado o sistematizador da doutrina atomista.
Anúncios

Comentários e perguntas - acrescente sua cidade e estado

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s