Fórmulas de compassos e figuras de valores

Fórmulas de Compassos

Os compassos podem ser binários, ternários ou quaternários, simples ou compostos, eles determinam regras para a organização da partitura e caracterizam o ritmo, porém, a definição do ritmo se dá na exposição das figuras de valores utilizadas na melodia e na harmonia,  dentro dos compassos, formando as características que definem o ritmo.

Fórmulas ou Signos de Compassos

Figuras de Valores

As figuras de valores são representações da duração do som ou do silêncio musical, suas combinações determinam o ritmo e são anotadas no denominador da fórmula de compasso (estudada acima) determinando a *unidade de tempo. Observe que são sete nomes diferentes, porém, são duas figuras para cada nome, uma com valor positivo e outra com valor negativo. As figuras de valores positivos são associadas às notas musicais, e as figuras de valores negativos representam o silêncio, ou ausência de nota musical, são chamadas também de pausas.

* A unidade de tempo é o valor correspondente a cada pulso do compasso. No compasso 2/4, o numerador 2 mostra que o compasso é binário (2 pulsos), e o denominador 4 representa a figura de cada pulso, ou tempo, que neste caso é Mínima. Os números que representam as figuras estão nos denominadores das razões abaixo.

Figuras de Valores

Responda o questionário abaixo e envie para avaliação:

Anúncios

Comentários e perguntas - acrescente sua cidade e estado

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s