O QUE É EDUCAÇÃO FÍSICA

A Educação Física pode ser entendida como uma área que interage com o ser humano em sua totalidade, englobando aspectos biológicos, psicológicos, sociológicos e culturais e a relação entre eles.

A definição da didática na Educação Física e na educação, de modo geral, se deu em meio aos conflitos entre as políticas educacionais hegemônicas e os movimentos de contestação e essas políticas.

A Educação Física se caracterizou por diferentes perspectivas históricas:

1. Pedagogia tradicional: dominante no período educacional brasileiro iniciado pelos jesuítas, identificada como Educação Física Higienista (predominante até 1930) e Educação Física Militarista (predominante entre 1930 e 1945). Nessa época a Educação Física escolar era entendida como atividade exclusivamente prática, fato este que contribuiu para não diferenciá-la da instrução física militar.

2. Pedagogia tecnicista: predominância dos estudos desenvolvidos pela ciência do comportamento humano e pelo desenvolvimento de aparelhos destinados ao trabalho pedagógico. No período pós-64 instala-se na escola a divisão do trabalho sob a justificativa da produtividade, característica marcante dessa pedagogia. O esporte era o conteúdo principal das aulas de educação física, pautadas pelos princípios da racionalidade, eficiência e produtividade.

Érica Barcellos, resumo de trabalho para o 2.º semestre de Educação Física, 2013.
Anúncios

Comentários e perguntas - acrescente sua cidade e estado

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s