Tons

A maioria das músicas começam e terminam nos acordes que dão nome aos tons sobre os quais elas foram criadas, portanto, observar o acorde inicial e o final de uma composição pode identificar seu tom sem que se analise a melodia diretamente. Mesmo nas músicas com harmonias sofisticadas esta regra é comum, entretanto, existem algumas exceções, inclusive em canções singelas. Esta é uma tendência da música ocidental que se baseia na noção tonal, dividida em dois modos: maior e menor. O tom é a escala adotada para uma composição, nesta tendência as escalas são chamadas “diatônicas” e podem ser iniciadas a partir de qualquer uma das doze notas do “sistema temperado” que são: dó, dó#, ré, ré#, mi, fá, fá#, sol, sol#, lá, lá# e si. Assim sendo, sobre cada uma destas doze notas são iniciadas duas escalas, uma maior e outra menor, totalizando vinte e quatro escalas, doze maiores e doze menores.

A nota inicial de cada escala é a referência tônica para a composição, tanto para a melodia, quanto para a harmonia. Elas são, comumente, encontradas no início e no final das composições, principalmente na harmonia. Esta não é uma regra, porém, é muito comum, por causa da sensação de centro tonal.

Doze tons maiores em tríades

Progressão harmônica em tríade nos doze tons (escalas) maiores: O número romano I representa o acorde formado sobre a primeira nota da escala, portanto, os acordes que estão nesta coluna dão nome ao tom ou à escala a qual pertencem. O acorde com estrutura em tríade formado sobre a sétima nota da escala maior normalmente não é utilizado.

Progressão Harmônica em Tríades

Doze tons menores em tríades

Essa estrutura está montada sobre as notas da escala menor natural, da qual, sobre a quinta nota resulta um acorde menor Vm; a escala menor harmônica proporciona a formação de um acorde maior V sobre sua quinta nota com aplicação necessária nas composições de tom menor. Portanto, as composições em tom menor normalmente apresentam o acorde V, ainda que, apresentem também o acorde Vm.

Progressão Harmônica em Tríades em Tons Menores

Doze tons maiores em tétrades

Progressão harmônica em tétrade nos doze tons (escalas) maiores: O número romano I7M representa o acorde formado sobre a primeira nota da escala, portanto, os acordes que estão nesta coluna dão nome ao tom ou à escala a qual pertencem. 

Progressão Harmônica em Tétrades nos Tons Maiores

Doze tons menores em tétrades

Progressão Harmônica em Tétrades nos Tons Menores

As três escalas menores

Tríades na escala menor natural

Tríades na escala diatônica menor natural

Tríades na escala menor harmônica

Tríades na escala diatônica menor harmônica

Tríades na escala menor melódica

Tríades na escala diatônica menor melódica

Tétrades na escala menor natural

Tétrades na escala diatônica menor natural

Tétrades na escala menor harmônica

Tétrades na escala diatônica menor harmônica

Tétrades na escala menor melódica

Tétrades na escala diatônica menor melódica

Acorde de Empréstimo Modal

A.E.M. Acordes de empréstimo modal são acordes usados entre acordes de um tom maior, mas que pertencem ao tom menor paralelo (homônimo). Um grupo de A.E.M., em série, constitui “modulação” (mudança de tom). Homônimos ou paralelos: mesmo nome para modos diferentes. (Dó maior e Dó menor) O A.E.M. pode estar em tríade, tétrade e com notas de extensão.

Acordes dos tons homônimos (dó maior e dó menor)

Tons homônimos - Prof. Juarez BarcellosPor causa da sonoridade agradável, os acordes Im7 e IVm7 são comumente substituídos por Im6 e IVm6, da mesma forma os acordes I7M e IV7M  são substituídos por I6 , IV6. Em alguns casos o acorde Vm7 não é A.E.M. , e sim “segundo cadencial”.

Anúncios

Comentários e perguntas - acrescente sua cidade e estado

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s