Textura musical

A textura do arranjo musical

O resultado do arranjo, envolvendo todos os aspectos contextuais somados e organizados, forma um corpo sonoro a ser explorado expressando o sentimento proposto para uma obra, ou trecho musical. É o entrelace do tecido sonoro em seus aspectos harmônico, rítmico e melódico, gerando simultaneamente um resultado em arranjo musical. Estudos sobre textura apresentam pequenas divergências considerando a tendência e a formação do músico. As formas de textura para elaboração de arranjos e seus aspectos são apresentadas como monofonia, homofonia, polifonia e heterofonia, observando que o contraponto é empregado na polifonia e a melodia acompanhada na homofonia. As texturas também podem ser compostas geradas das combinações dessas formas criando novos modelos alternativos.

Monofonia e Monodia

Monodia: monólogo, nas antigas tragédias. Canção plangente (com certa tristeza), a uma só voz, sem acompanhamento. Estilo de composição em que uma só voz carrega a melodia. Linha sonora não baseada nos princípios da harmonia. 

Monofonia e Monodia têm, dentro de um contexto atual de informação, resumidamente o mesmo significado, ou seja, referem-se às composições ou arranjos a uma só voz, ou linha melódica, sem acompanhamento.

Melodia acompanhada

Na melodia acompanhada (acompanhamento) a melodia se destaca fortemente da harmonia e o uso de arpejos dedilhados nos acordes são práticas comuns para o acompanhamento (à maneira de Baixo Alberti e outras variações). A melodia acompanhada é empregada na homofonia mantendo o aspecto da construção harmônica, entretanto, difere-se na forma de executar a melodia e a harmonia, dando maior ênfase à melodia. 

Contracanto ativo e passivo

Contracanto: em linhas gerais, é toda forma de contraponto ao canto da melodia principal, é uma melodia baseada na melodia principal. Ele se baseia nos motivos melódicos da melodia principal e apresenta uma melodia secundária com um ritmo complementar. O contracanto pode ser desenvolvido em diversas vozes e pode ser passivo ou ativo. O contracanto passivo também é chamado de apoio melódico.

contracanto passivo, ou apoio melódico, é um preenchimento da textura utilizando notas longas baseadas em notas da harmonia (dos acordes), doutra forma, o contracanto ativo se utiliza de grande liberdade criativa e com base na linha melódica principal.

Contraponto e contracanto

Na prática os dois conceitos têm a mesma finalidade, formar linhas paralelas a uma melodia principal preestabelecida, neste aspecto são sinônimos, porém em termos de comunicação, numa linguagem musical, existe uma diferença entre elas, pois o contraponto é utilizado quando a comunicação está relacionada a instrumentos musicais artificiais, e o termo contracanto se relaciona mais especificamente ao canto de vozes humanas. Ainda assim, existe outra informação com característica comunicativa mais ligada ao contracanto que deve ser destacada, pois também pode se aplicada na instrumentação e identificada como contraponto, principalmente numa aplicação em textura mista, trata-se do contracanto passivo, ou apoio melódico, que utilizam notas longas tiradas da harmonia como se faz na textura homofônica, cabendo ao arranjador interpretá-la dentro do contexto de sua aplicação no arranjo em geral, ou em partes específicas, para, classificá-la, em análise, como polifônico ou homofônico.

Contraponto e Polifonia

O contraponto é uma forma de arranjo para ser executada por dois ou mais instrumentos caracterizada por vozes ou partes das vozes contraponteando com uma voz principal preestabelecida. É a arte de juntar uma ou mais partes melódicas para seguir em linha paralela ao canto de uma melodia dada, em forma de vozes secundárias. O contraponto deve manter uma concordância harmoniosa e agradável entre as partes, ou vozes envolvidas na composição de um arranjo. Ele pode ser aplicado com muita liberdade tornando possível uma percepção marcante no arranjo ao ponto de quase fundir-se com a melodia principal. O contraponto com suas características e variações se encaixa na análise de textura polifônica, e ele é a própria concepção da polifonia.

Monofonia, Homofonia, Polifonia e Heterofonia

Monofonia:  Canção uma só voz, sem acompanhamento. Estilo de composição em que uma só voz carrega a melodia. Linha sonora não baseada nos princípios da harmonia. 

Homofonia: Esta textura implica uma similaridade rítmica em varias vozes, ou superposição das vozes, onde o plano harmônico é colocado em evidência. A melodia é entrelaçada ao plano harmônico, e nisto se difere da polifonia e da heterofonia. São notáveis, em sua forma estética de partitura, seus blocos sonoros simultâneos. Utiliza também o baixo cantante, típico no choro e na seresta, e o acompanhamento semi-contrapontístico, que é o acompanhamento bem elaborado, todavia, a melodia permanece em destaque, diferindo-se da textura polifônica, na qual o contraponto é característica marcante. 

Polifonia: É uma textura de arranjo formada por duas ou mais vozes independentes, constituída por planos melódicos separados. O contraponto é evidenciado neste tipo de textura. A polifonia utiliza, principalmente, técnicas imitativas (um instrumento imitando a outro), além de contraponto livre (linhas distintas simultâneas), contraponto invertido (partes com intercambio) e variações de contraponto. Utiliza também estruturas amétricas (métricas irregulares) e estrutura isorrítmica (padrões longos com repetições). 

Heterofonia: Esta textura se baseia em variações simultâneas de uma mesma melodia, ou enlace complexo entre as partes do contraponto (textura mista).

Anúncios

4 opiniões sobre “Textura musical

    • Olá, Carolina. Vamos considerar ao menos duas melodias. Vou incorporar um vídeo que apresenta a polifonia está muito evidente. Observe que as vozes vão se entrelaçando, outras vezes estão juntas (em blocos), em alguns trechos são duas linhas melódicas, em outros são três… Espero que ajude. Boa noite.

Comentários e perguntas - acrescente sua cidade e estado

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s