O Som

Sons musicais e ruídos

As vibrações que ocorrem com o contato entre corpos produzem o som em forma de ondas, as ondas sonoras. Essas vibrações possuem frequências medidas em Hertz (Hz), e as fontes sonoras podem ser muitas, instrumentos musicais, ventos, frenagem de automóveis, etc. As ondas sonoras audíveis ao ser humano estão entre 20 Hz e 20.000 Hz de frequência, e se dividem em duas classes:

Ondas Sonoras Periódicas: sons agradáveis, sons musicais. 
Ondas Sonoras Aperiódicas: ruídos, sons desagradáveis. 

As ondas sonoras audíveis produzidas por vibrações periódicas (sons musicais) possuem frequências e intervalos. Intervalo é a distância, ou relação, entre as frequências analisadas fisicamente, os intervalos constituem a base do estudo de harmonia musical. A frequência caracteriza a altura da nota musical, e a altura é uma das características, ou propriedades, do som, é o posicionamento sonoro em relação ao grave e ao agudo. A frequência de 440 Hz recebe o nome de nota musical Lá.

Propriedades Sonoras

Propriedades sonoras: altura, duração, intensidade e timbre. Qualidades sonoras: altura, intensidade e timbre.

Altura: altura em música é a localização do som dentro da percepção de graves e agudos. O som de um violão está entre o grave e o agudo (notas médias), o som da flauta e do violino são agudos (notas altas), e o som dos contrabaixos e da tuba são graves (notas baixas).  

Duração: a duração não é uma qualidade sonora, e sim uma propriedade, por estar ligada unicamente à quantidade de tempo que um som produzido permanecerá soando. No estudo da música, as figuras de valores são unidades utilizadas para determinar a permanência do som no tempo atendendo às necessidades da composição ou do arranjo musical. As unidades de valores em uso atual são: semibreve, mínima, semínima, colcheia, semicolcheia, fusa e semifusa.

Intensidade: é a força empregada na emissão de uma ou mais notas musicais, medida em decibel, e sua representação é feita por sinais específicos chamados de sinais de dinâmica. É capacidade que o som tem de se apresentar forte ou fraco, ou ainda, em escalas de forte ou fraco. A intensidade é a também chamada de volume.

Timbre: o timbre é a qualidade, ou propriedade, que característica o som quanto à sua fonte, nos dando uma referência quanto ao instrumento musical usado na emissão de uma ou mais notas. Dois instrumento musicais iguais podem oferecer variação no timbre.

Características Sonoras

Uma fonte sonora produz o som que é resultado de uma série de vibrações, que chega aos nossos ouvidos através do ar na forma de ondas sonoras. A medida usada para calcular a intensidade (volume) do som é o decibel (dB). Os termos: forte e fraco, e suas variações, se referem à intensidade sonora (volume). Uma conversação normal tem medida, entre 60 e 70 dB, e a intensidade no rock pauleira mede 110 dB aproximadamente. Intensidade acima de 120 dB pode causar danos aos tímpanos, inclusive a surdez.

Dinâmica é o nome dado às variações de intensidade na composição musical.  Algumas músicas apresentam variação ou variações de dinâmica, outras mantêm a mesma intensidade do início ao fim. A velocidade das vibrações, geradas pelas fontes, determina a freqüência do som (a altura) que possui uma unidade de medida chamada hertz (Hz).  É usando essa unidade (Hz) que afinamos os instrumentos. Os termos alto e baixo podem se referir a som agudo e grave (altura medida em Hz). Alto ou baixo (volume) se referem à alta ou baixa intensidade do som (dB). Sons com freqüências acima de 20 000 Hz são tão agudos que não podemos ouvi-los e são chamados   sons ultra-sônicos. 

Cada nota musical possui uma frequência específica. O afinadores eletrônicos demonstram isso com clareza. Timbre é a característica sonora, que nos permite identificar e diferenciar os sons. O timbre torna o som individualmente caracterizado. Densidade sonora é a quantidade de sons simultâneos que ocorrem num ambiente.

Licença Creative Commons Licenciado sob Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 3.0 Não Adaptada.

Anúncios

Uma opinião sobre “O Som

  1. Pingback: Mini dicionário de acordes para teclados | Juarez Barcellos

Comentários e perguntas - acrescente sua cidade e estado

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s