Escalas Musicais

Escala Diatônica

A partir de qualquer nota da escala temperada (doze notas) pode-se iniciar uma escala diatônica seguindo seu padrão de estrutura de tons e semitons. Na sexta nota da escala maior começa uma escala que é chamada menor relativa e possui as mesmas notas da escala maior que lhe deu origem, porém são diferentes na estrutura, pois a sexta nota da escala maior é a primeira da menor. Os semitons também mudam de ordem, na escala de Dó maior, os semitons estão da 3ª para a 4ª e da 7ª para a 8ª notas; na escala de Lá menor, os semitons estão da  2ª para a 3ª e da  5ª para a 6ª notas. Além disso, a escala menor sofre alterações que dão origem a duas novas escalas, as menores harmônica e melódica.

Diatônica: prefixo grego dia (movimento através) + sub feminino tônica (primeira nota de uma escala). Refere-se às escalas maiores e menores do Sistema Tonal, que é o sistema dominante na música ocidental globalizada. Padrão escalar que se inicia a partir de qualquer uma das doze notas do Sistema Temperado (intervalos iguais entre si). 

Observação: há diferença entre nota tônica e fundamental.

  • Tônica é a nota que inicia uma escala, é a primeira e a oitava nota das escalas maiores e menores.
  • Fundamental é primeira nota do acorde. O acorde é formado por fundamental, terça, quinta…
Escala Natural

Escala natural é aquela formada com as notas naturais dó, ré, mi, fá, sol, lá e si, é a escala de Dó maior e sua relativa Lá menor. Uma escala menor relativa é chamada também de escala menor natural para diferir de suas derivadas menor harmônica e menor melódica, já que o termo “menor relativa” indica relação com uma escala maior. É comum encontrar textos usando nome Escala Natural com referência às escalas diatônicas maiores e menores em geral.

Escala Maior

Escala maior é o padrão diatônico estabelecido a partir da escala natural de Dó maior, caracterizado por intervalos de semitom da 3ª para a 4ª e da 7ª para a 8ª nota, sendo de um tom o intervalo entre as demais.  

Escala Menor

Escala menor é o padrão diatônico estabelecido a partir da escala natural de Lá menor, caracterizado por intervalos de semitom da 2ª para a 3ª e da 5ª para a 6ª nota, sendo de um tom o intervalo entre as demais. Esta escala sofre duas alterações gerando três tipos de escalas menores, que passam a ter como referência de escala menor, apenas o intervalo de semitom da 2ª para a 3ª nota.  

Escala menor relativa é aquela que se inicia na sexta nota de uma escala maior, compondo-se das mesmas notas. 

Escalas homônimas são aquelas que possuem o mesmo nome para modos diferentes. Ex.: Dó maior e Dó menor. São chamadas também de Escalas Paralelas e Tons Paralelos.

Escalas enarmônicas são aquelas que possuem nomes diferentes para um mesmo grupo sonoro. Podem ser escalas ou notas. Ex.: Dó# e Réb.

Escalas menores natural, harmônica e melódica

A escala menor sofre duas mudanças que dão origem a duas novas escalas, também menores. Então temos três escalas menores:

  1. Escala Menor Natural: começa na sexta nota de uma escala maior diatônica, da qual é relativa, e dá origem as outras duas (harmônica e melódica).
  2. Escala Menor Harmônica: em relação à menor natural, sofre alteração de meio tom acima na sétima nota, passando de sétima menor (5 tons) para sétima maior (5 tons e meio); alterando também, o intervalo existente entre a sétima e a oitava nota, passando segunda maior (tom) para segunda menor (semitom).
  3. Escala Menor Melódica: em relação à menor harmônica, sofre alteração de meio tom acima na sexta nota, passando de sexta menor (4 tons) para sexta maior ( 4 tons e meio), para diminuir o intervalo de terça menor (tom e meio) existente entre a sexta e a sétima nota na menor harmônica, passando a ser de segunda maior (tom). O padrão intervalar da escala menor melódica difere-se do padrão da escala maior apenas pelo intervalo de terça menor (tom e meio), que na escala maior é terça maior de (2 tons). Veja a aula Intervalos.

Escala natural e suas derivadasEscala maior:       dó      ré       mi      fá       sol      lá       si     dó 

Menor natural:      lá       si       dó      ré       mi      fá      sol     lá  (relativa)

Menor harmônica: lá      si       dó      ré       mi      fá      sol#   lá

Menor melódica:   lá       si       dó      ré       mi      fá#    sol#   lá

As alterações da escala harmônica e melódica não aparecem na armadura de clave e sim no decorrer da peça, como acidente local.

Resumo dos semitons nas escalas: Escala maior: da 3ª p / 4ª e da 7ª p/ 8ª  ||  Escala menor natural: da 2ª p/ 3ª e da 5ª p/ 6ª  ||  Escala menor harmônica: da 2ª p/ 3ª, da 5ª p/ 6ª e da 7ª p/ 8ª  ||  Escala menor melódica: da 2ª p/ 3ª e da 7ª p/ 8ª.

Escala Pentatônica

A escala pentatônica é predominante no folclore europeu e principalmente na música oriental, é uma escala de apenas cinco notas, podendo ser maior ou menor, e de aplicação consideravelmente fácil. A cultura oriental é apresentada ao mundo sob trilhas sonoras de característica pentatônica, em documentários, reportagens, filmes típicos, propagandas de produtos japoneses, etc., portanto, a escala pentatônica, embora seja tipicamente oriental, é familiar aos ouvintes ocidentais. Ela é comumente usada por músicos improvisadores na música contemporânea ocidental, e nisso não há paradoxo, o que ocorre é que a escala pentatônica oferece algumas facilidades tanto para o canto, quanto para execução em instrumentos artificiais, principalmente os de cordas. Sua aplicação na música ocidental ocorre com maior frequência  nos solos de guitarra, pois, desta escala de cinco notas, formulam-se cinco diagramas fáceis de decorar e com diversas possibilidades de combinações e efeitos agradáveis.

Intervalos das escalas pentatônicas maiores e menores

Maior: segunda maior (1 tom); terça maior (2 tons); quinta justa (3 tons e 1/2); sexta maior (4 tons e meio); oitava maior (6 tons)

Menor: terça menor (1 tom e 1/2); quarta justa (2 tons e 1/2); quinta justa (3 tons e 1/2); sétima menor (5 tons); oitava maior (6 tons).

Anúncios

3 opiniões sobre “Escalas Musicais

Comentários e perguntas - acrescente sua cidade e estado

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s