Eusébio de Cesaréia

História Eclesiástica

Livro I

Capítulo 12

Os discípulos de nosso Salvador.

1. Os nomes dos apóstolos de nosso Salvador são conhecidos por cada um dos Evangelhos. Mas não existe um catálogo dos setenta discípulos. Barnabé, de fato, é dito ter sido um deles, de quem os Atos dos Apóstolos faz menção em vários versículos, e especialmente Paulo em sua Epístola aos Gálatas.
2. Eles dizem que Sóstenes também, que escreveu aos Coríntios com Paulo, era um deles. Esta é a conta de Clemente no quinto livro de suas Hipotiposes, na qual ele também diz que Cefas era um dos setenta discípulos, um homem que tinha o mesmo nome do apóstolo Pedro, e aquele a respeito de quem Paulo diz: “Quando Cefas veio a Antioquia, resisti-lhe na cara.” [Gálatas 2:11]
3. Sobre Matias, que foi contado com os apóstolos no lugar de Judas, e aquele que foi honrada por ter-se feito candidato com ele, também se diz terem sidos considerados dignos do mesmo chamado com os setenta. Eles dizem que Tadeu também era um deles, a respeito de quem eu logo relaciono uma conta que chegou até nós. E após examiná-la você descobrirá que o nosso Salvador tinha mais de setenta discípulos, de acordo com o testemunho de Paulo, que diz que depois de sua ressurreição dentre os mortos, ele apareceu primeiro a Cefas, e depois aos doze, e depois deles a mais de quinhentos irmãos de uma só vez, dos quais alguns tinham caído no sono, mas a maioria ainda estava vivendo na época em que ele escreveu.
4. Depois disso, ele diz que apareceu a Tiago, que foi um dos chamados irmãos do Salvador. Mas, uma vez que, para além desses, havia muitos outros que foram chamados apóstolos, à imitação dos doze, como foi o próprio Paulo, ele acrescenta: “Depois, ele apareceu a todos os apóstolos.” [1 Coríntios 15:07] Tanto no que diz respeito a essas pessoas. Mas a história relativa Tadeu é como se segue. 

Licença Creative Commons Licenciado sob Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 3.0 Não Adaptada.

Anúncios

Comentários e perguntas - acrescente sua cidade e estado

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s