Eusébio de Cesaréia

História Eclesiástica

Livro I

Capítulo 1

O Plano de Trabalho.

1. É meu propósito escrever um relato das sucessões dos santos apóstolos, bem como dos tempos que se passaram desde os dias de nosso Salvador aos nossos próprios, e relacionar os muitos eventos importantes que se diz ter ocorrido na história da Igreja, e de mencionar aqueles que têm governado e presidido a Igreja nas paróquias mais importantes, e aqueles que, em cada geração têm proclamado a palavra divina, oralmente ou por escrito.
2. É meu objetivo também, dar os nomes, os números e o tempo de todos que, pelo amor da inovação, se depararam com os maiores erros e, proclamando-se descobridores do conhecimento falsamente chamado [1ª Timóteo 6.20] são como lobos ferozes que impiedosamente devastaram o rebanho de Cristo.
3. É minha intenção, além disso, para recontar os infortúnios que imediatamente vieram sobre toda a nação judaica em consequência de suas conspirações contra o nosso Salvador, e para registrar as formas e os tempos em que a palavra divina foi atacada pelos gentios, e descrever o caráter daqueles que em vários períodos contenderam por ela com rosto de sangue e de torturas, bem como as confissões feitas em nossos próprios dias e, finalmente, o socorro gracioso e amável que nosso Salvador tem proporcionado a todos. Desde que me propus a escrever sobre todas essas coisas, decidi começar a partir com da dispensação de nosso Salvador e Senhor Jesus Cristo.
4. Mas de início devo desejar para o meu trabalho a indulgência dos sábios, pois confesso que está além do meu poder o produzir uma história perfeita e completa, e creio que eu sou o primeiro a entrar no assunto; estou tentando atravessar como se fosse um caminho solitário e inexplorado. Eu peço que Deus me guie e o poder do Senhor me auxilie, já que eu sou incapaz de encontrar até mesmo os passos descalços de quem já viajou o caminho diante de mim, exceto em breves fragmentos, nos quais alguns de uma maneira, outros de outra, nos transmitiram as contas particulares dos tempos em que viviam. De longe, eles levantam suas vozes como tochas, e eles clamam, a partir de torres elevadas e visíveis, advertindo-nos para onde caminhar e como direcionar o curso de nosso trabalho de forma constante e segura.
5. Depois de ter reunido, portanto, a partir de assuntos mencionados, aqui e ali, por eles, tudo o que considerar importante para o presente trabalho, e de ter arrancado como as flores de um prado as passagens apropriadas de escritores antigos, esforçar-me-ei para encarnar o todo em uma narrativa histórica com conteúdo para preservar a memória das sucessões dos apóstolos de nosso Salvador, se não mesmo de tudo, ainda dos mais renomados deles nessas igrejas que são as mais conhecidas, e que até o presente momento se têm em honra.
6. Este trabalho parece-me de especial importância, pois eu não conheço nenhum escritor eclesiástico que tem se dedicado a este assunto, e espero que ela vá aparecer mais útil para aqueles que gostam de pesquisa histórica.
7. Eu já dei um epítome dessas coisas nos Cânones Cronológicas que eu compus, mas, além disso, quero realizar o presente trabalho para escrever com detalhes uma conta deles como eu sou capaz.
8. Meu trabalho começa, como já disse, com a dispensação do Cristo Salvador – o que é mais sublime e maior do que a concepção humana – e com a discussão de sua divindade.
9. Para isso é necessário, na medida em que deriva até mesmo o nosso nome de Cristo, para quem se propõe a escrever a história da Igreja, a começar com a própria origem da dispensa de Cristo, uma dispensação mais divina do que muitos pensam. 

Licença Creative Commons Licenciado sob Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 3.0 Não Adaptada.

Anúncios

Comentários e perguntas - acrescente sua cidade e estado

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s