A história de Piraí no final do século XIX e início do XXI

Piraí sob nova visão política

No ano de 1993 um novo grupo político assumiu o poder em Piraí com a posse do prefeito Arthur Henrique Gonçalves Ferreira (Tutuca), com destaque ao estímulo àsassociações de moradores, permitindo o contato entre os bairros e a administração pública; estrutura organizacional descentralizada e informatizada, delegando autonomia aos órgãos da administração; ampliação da Escola Lúcio de Mendonça, incentivo ao lançamento do livro histórico ”Sant’Ana de Piraí” de autoria do Pe. Reynato Breves. 

Um fato marcante nesse período, foi a emancipação do distrito de Pinheiral, idealizada e liderada pelo político Aurelino Gonçalves Barbosa e apoiada por Antônio Francisco Neto, então, deputado estadual, que encaminhou à Presidência da Assembléia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro, um ofício propondo a realização de um plebiscito. No dia 13 de março de 1995, 95% dos eleitores que compareceram às urnas votaram favorável à emancipação. O Projeto de Lei Nº 2055/94, foi votado pela Assembléia Legislativa em 23 de maio de 1995, e,  em 13 de junho de 1995, o governador Marcello Alencar, sancionou a Lei Nº 2408, criando o Município de Pinheiral, para onde migraram várias famílias que viviam nas vilas da Light, antes de sua privatização em 1996. 

No ano de 1997, o prefeito Luiz Fernando de Souza (Pezão) assumiu o poder, sendo reeleito no ano 2000, concluiu seu segundo mandato até 2004. Seu governo foi de continuidade ao anterior, porém, com a necessidade urgente de resolver os problemas econômicos causados pelas demissões de aproximadamente 1200 pessoas que  trabalhavam na Light Serviços de Eletricidade S.A, que havia sido privatizada em maio de 1996. Para contornar o problema e gerar crescimento, o governo focou-se na geração de empregos e capacitação profissional, por meio de atração de empresas, incentivo à criação de cooperativas, aprimoramento da produção agropecuária e da instalação do pólo do Centro de Educação Superior a Distância do Rio de Janeiro (CEDERJ), que é um consórcio formado por seis universidades públicas do Estado do Rio de Janeiro: UERJ, UENF, UNIRIO, UFRJ, UFF e UFRRJ, em parceria com a Secretaria de Estado de Ciência e Tecnologia do Estado do Rio de Janeiro, com cursos de graduação semipresencial.

Piraí recebeu o Prêmio Gestão Pública e Cidadania concedido pela parceria entre a Fundação Getúlio Vargas – SP e a Fundação FORD,  no ano de 2001,  o que  testificou o desenvolvimento do município e motivou a criação do projeto Piraí Digital, que tinha como propósito inicial oferecer internet a baixo custo para as empresas instaladas no município(2). O sucesso do projeto Piraí Digital, foi reconhecido no ano de 2004, quando o município recebeu o Prêmio Gestão Pública e Cidadania, pela segunda vez, e o Prêmio Latino Americano de Cidades Digitais, em Bogotá, capital da Colômbia, na categoria cidade de pequeno porte, além de elogios formais feitos pela UNESCO sobre a relevância do projeto Piraí Digital

Ainda sob o governo de Luiz Fernando de Souza, foram restaurados a Agremiação Esportiva Piraiense e o prédio da antiga cadeia pública e delegacia de polícia, construída em 1917, onde, atualmente funcionam a Secretaria Municipal e a Casa de Cultura de Piraí. Muitos prêmios foram concedidos ao município sob seu governo, dentre eles está o Prêmio Mário Covas, concedido pelo Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE).

No ano de 2005, Arthur Henrique Gonçalves Ferreira (Tutuca), reassumiu a administração municipal e foi reeleito em 2008, governando até 2012. Neste período destacam-se a criação da Secretaria Municipal de Cultura e avanço do projeto Piraí Digital, com sua ampliação para vários bairros, cobrindo um grande número de residências, sobretudo no ano de 2012.

Parte de Piraí – Rio dos Peixes, trabalho em andamento com referências.

Anúncios

Comentários e perguntas - acrescente sua cidade e estado

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s