Escala Natural

Escala natural é aquela formada com as notas naturais dó, ré, mi, fá, sol, lá e si, é a escala de Dó maior e sua relativa Lá menor. Uma escala menor relativa é chamada também de escala menor natural para diferir de suas derivadas menor harmônica e menor melódica, já que o termo “menor relativa” indica relação com uma escala maior. É comum encontrar textos usando nome Escala Natural com referência às escalas diatônicas maiores e menores em geral.

Escala maior é o padrão diatônico estabelecido a partir da escala natural de Dó maior, caracterizado por intervalos de semitom da 3ª para a 4ª e da 7ª para a 8ª nota, sendo de um tom o intervalo entre as demais.  

Escala menor é o padrão diatônico estabelecido a partir da escala natural de Lá menor, caracterizado por intervalos de semitom da 2ª para a 3ª e da 5ª para a 6ª nota, sendo de um tom o intervalo entre as demais. Esta escala sofre duas alterações gerando três tipos de escalas menores, que passam a ter como referência de escala menor, apenas o intervalo de semitom da 2ª para a 3ª nota.  

Escala menor relativa é aquela que se inicia na sexta nota de uma escala maior, compondo-se das mesmas notas. 

Anúncios

Comentários e perguntas - acrescente sua cidade e estado

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s