A Pérsia – O Império Persa

Estendendo-se da Mesopotâmia (Oriente Médio) em direção ao vale do rio Indo (Ásia Maior), encontramos o planalto iraniano. Grande parte desta região é marcada por elevada altitude (2000 metros). Seu clima é seco e quente, com poucas chuvas. O solo é árido, com algumas pequenas faixas de terra fértil nos vales, onde se formam, em meio ao deserto, os oásis.

Por volta do II milênio a.C., essa região passou a sofrer invasões de tribos de pastores de origem ariana (indo-europeus), que deram origem a dois reinos principais: ao norte, a Média e, ao sul, a Pérsia.

A história política dos persas remonta ao século VIII a.C. quando os assírios, no auge do seu expansionismo militar, dominaram os medos. As tribos, apesar da diversidade de suas origens e do poderio assírio, uniram-se na luta contra o invasor. Por volta do século VII a.C., o reino medo (norte da Pérsia) estava formado, tendo como capital a cidade chamada Ecbátana.

Os reis medos, durante quase todo o século VII e VI a.C., com um exército bem armado e disciplinado, tentaram impor o domínio aos persas e aniquilar o militarismo assírio na região. Apoiados pelos babilônios e pelos citas, apoderaram-se de Nínive (capital da Assíria).

Por volta da segunda metade do séc. VI a.C., Ciro, príncipe persa, unificou as tribos e formou o Império persa. A partir desse fato, os persas conquistaram os medos e iniciaram sua expansão pela Ásia Menor, Fenícia e Palestina. Em 538 a.C., os persas invadiram a Mesopotâmia, conquistando a cidade da Babilônia. Anos mais tarde, Cambises, filho de Ciro, promoveu a conquista do Antigo Egito.

O Império persa, com a conquista do Antigo Oriente, tornou-se o maior Império em extensão da Antiguidade Oriental, e Susa, sua mais importante cidade e capital. Mas, sem sombra de dúvida, o apogeu do Império persa se deu no reinado de Dario I, durante o final do século VI e início do século V a.C. Dario promoveu a consolidação do domínio persa sobre os povos conquistados e expandiu as possessões persas até a Índia.

No século XX a Pérsia passou a se chamar Irã.

Satrapias  – Unidade administrativa (província) que compunha o Império Persa (Dario I).
Sátrapas ou Sátrapa – Espécie de governador, indicado pelo soberano persa para a administração de uma satrapia (“olhos e ouvidos do rei”).

Anúncios

Comentários e perguntas - acrescente sua cidade e estado

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s